segunda-feira, março 15, 2010

Balancete

Sabe em empresa, quando chega a hora de fechar o balancete?
E sabe na vida pessoal, quando TAMBÉM chega a hora de fechar o balancete?

A única diferença do balancete patrimonial, que visa medir a situação econômica da empresa, é que o balanço pessoal talvez sirva para que avaliemos mais um período que se passou em nossas vidas.

E quanta coisa se acumula, não?
De um lado toda a parte boa, os lucros, as conquistas, as alegrias e do outro, é necessário contabilizar todos os prejuízos, as perdas e as tristezas.
Aí, a partir do resultado - que pode ser tão positivo quanto negativo - você ainda tem de traçar o rumo ao qual vai seguir e novamente, as escolhas são suas e as consequências também.
Digo principalmente as consequências, porque, esteja você ciente ou não, o mundo não vai parar pra que você se recupere caso sofra uma crise no decorrer do "ano fiscal".

Considero o início do meu "ano fiscal" não no Ano Novo, onde são feitas tantas promessas de mundo melhor - o que acho besteira, uma vez que se não mudamos em nada as nossas atitudes, jamais o mundo mudará sozinho - mas prefiro deixar essa tarefa para realmente quando completamos um ciclo: o aniversário.
Há quem saiba quando é o meu e irá se lembrar, há quem saiba e não dará tanta importância e há ainda quem nem têm conhecimento sobre essa data.

Mas tenha isso importância ou não, é irrefutável o fato de que mudamos a cada passar involuntário das horas, a cada incontável dia que acordamos e a cada memorável ano que vivemos.
A vida se mostra tão gigante, com seus problemas penosos e no fim a vemos como um sopro, um fechar de olhos durante um cisco perdido no vento.

Só quando a vemos dessa maneira é que passamos a valorizar suas características.
No entanto é tarde demais quando nos damos conta de que jogamos pela janela alguma oportunidade que tivemos, um abraço que não demos e um sorriso que não compartilhamos (e é claro que isso são só alguns fatores - ainda existem os amores, a família, os amigos, enfim...)

Então a tal vida se torna uma lacuna. Um espaço em branco que nunca foi sequer pontilhado...
E olha que o tempo tá lá, pronto a lhe tomar o lápis da mão e te despejar a culpa de nunca ter ao menos tentado escrever, ainda que com letras de fôrma.

Pra resumir tudo isso, digo apenas que ao fechamento de mais esse balancete, espero rasurar e muito a lacuna da vida, onde hoje tenho a ciência de que se me foram fornecidas tais ferramentas, não há sentido em deixar que tudo isso seja consumado pelo tempo e que eu lamente aquilo que poderia ter sido.
Concluo que aniversário seja isso, você pode receber os parabéns e os votos de encorajamento, mas o ponto de partida começa em você.



beijo.outro.tchau



PS: Abaixo, um dos mais conhecidos vídeos: "Filtro Solar" (na versão traduzida de Pedro Bial) - vale a pena ver e rever.

0 Comentário (s):