segunda-feira, julho 12, 2010

A voz da razão

Hoje eu olho pra trás, apesar dos meus poucos anos de idade - ou talvez não tão poucos assim - e observo que mudei bastante em diversos aspectos, não só em relação a mim mesmo, mas no que diz respeito aos outros e àquilo que me rodeia... ao externo.

Muita coisa eu aprendi errando, outras seguindo instruções e as mais importantes eu aprendi, mudando aquilo que causasse o conflito, principalmente quando o atrito em questão era causado por mim e pelo meu modo de agir ou pensar.

A minha pouca experiência me ensinou que não vale a pena eu me desgastar por pouco. Aliás, não há motivo que valha o desgaste - a moral dessa vida não é se desgastar, é aprender, é viver da melhor forma possível e pontofinal.

Ter a razão é relativo... em alguns casos, supérfluo.
De que adianta ter a razão, e não ter a sabedoria para usá-la?!
Ao invés disso, prefiro ter a paz de espírito, a calma da consciência limpa e um arrependimento a menos...

Fui, com o passar do tempo, interferindo menos no decorrer de algumas situações, mesmo porque não posso estar em todos os lugares ao mesmo tempo e percebi que assim, pude contemplar novas paisagens, encontrar novas pessoas e conhecer novas opiniões. Mais uma vez, aprendi que não ter sempre razão, faz bem, é natural.

Observei que quem briga pela razão na qual acredita, muitas vezes quebra a cara. Portanto, fiquei ciente de que existem inúmeras razões e que essas variam de acordo com o seu ponto de vista.
Descobri que o mundo gira normalmente, caso eu defenda ou não a minha razão, e que no caso de guardá-la pra mim, o mundo vai girar normalmente e eu vou ter uma inimizade a menos - olha aí o lucro multiplicado.

Lembrando que guardar uma razão para si, não significa deixar algo impune ou compartilhar de um erro, mas existem inúmeras formas de se consertar algo ou tomar decisões... A razão é litigiosa.

Podemos perfeitamente fazer uso da sinceridade e defender de um ponto de vista, sem que machuquemos alguém...
E no caso de uma ferida, a discutível razão não serve como curativo.

Daí eu vejo pessoas se debatendo por uma razão e acho mesquinho...
Indivíduos cheios de razão e tão pobres de espírito.
É preferível ser feliz a ter razão.


"A palavra é prata; O silêncio é ouro."


O fim de semana acabou;
Toda festa tem um fim.



beijo.outro.tchau

0 Comentário (s):